ANPAC

02/04/2014 Por Duas e Quatro Rodas 0

LGA

A ideia de criar uma associação de pilotos exclusivamente destinada aos automóveis clássicos surgiu por alturas de Janeiro de 2008 quando, alguns pilotos que disputaram e pretendiam continuar a disputar os respectivos campeonatos de clássicos, foram confrontados com um quadro competitivo pouco apelativo, o que se veio a confirmar no decorrer desta temporada de 2008.

Iniciaram-se então alguns encontros onde foram discutidos vários temas e se entendeu por bem criar uma forma organizativa que aglutinasse todos aqueles que, ligados ao universo dos automóveis clássicos de competição, estivessem interessados em ajudar e contribuir com o seu esforço para a resolução dos diversos problemas por todos sentidos.

Assim surgiu a ANPAC – Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos, oficialmente criada em Junho de 2008

Esta forma organizativa, exclusivamente destinada e vocacionada aos pilotos de automóveis clássicos de competição, porquanto este universo encontra-se dotado de especificidade e necessidades muito próprias (não se veja nesta exclusividade aos clássicos, nada de elitista ou fracturante, bem pelo contrário), visa fundamentalmente contribuir e colaborar com todas as entidades envolvidas no mundo das competições automóveis (FPAK, Clubes, etc.) de uma forma aberta, leal e construtiva e com isso tentar criar as condições para incentivar o aumento do número de interessados em competir.

Os propósitos da ANPAC baseiam-se em três pilares principais;

  • Credibilidade – só tornando as nossas competições credíveis, poderemos não só atrair pilotos interessados em participar nas mesmas, mas também tornar o “produto” (espectáculo competitivo) que temos para “vender” ao público, patrocinadores, etc., suficientemente atractivo, decorrendo daqui o segundo pilar;

  • Visibilidade – pois se temos um bom “produto”, este mais facilmente será tornado visível, através das diversas acções publicitárias que a ANPAC pretende levar a cabo, motivando assim os patrocinadores e promotores a fazerem parceria,

  • Representatividade –Seguindo a regra de elementar bom senso, estando organizados, será menos difícil tentar resolver os problemas que todos enfrentamos, do que se o fizermos isoladamente.

Do já exposto, não se infira que após a criação da ANPAC, como que por artes mágicas, todos os problemas se encontram resolvidos; não temos, de maneira alguma, tal pretensão. Tão somente, como já referido, de uma forma activa, participante, leal, correcta e frontal, colaborando com todos os intervenientes no universo das competições dos automóveis clássicos, ir tentando contribuir para a resolução dos problemas com que nos deparamos e outros que entretanto irão surgir.

Esperamos sinceramente conseguir atingir os objectivos a que nos propomos, contando com a colaboração de todos os pilotos, no activo ou em vias de retornar à competição

Site: ANPAC – Associação Nacional de Pilotos Automóveis Clássicos

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.