O ronco do motor é uma paixão de muitos, não é mesmo? Melhor ainda, se for o som de uma Harley-Davidson, deixar com som tipo loud pipes save lives, que significa, escapamentos barulhentos salvam vidas, já que parece trazer mais confiança ao piloto!

E como as vezes comprar um kit só para ouvir um ronco a mais na moto nem sempre é possível devido ao orçamento que pode estar meio apertado, para quem tem essa ideia firme, basta adotar o “faça você mesmo”, é fácil, rápido e barato!

escapamento-cromado-completo-aberto-harley-davidson-sportster-2e4rodas escapamento-cromado-completo-aberto-harley-davidson-sportster-xl883-2e4rodas

Sempre que o escapamento da Harley for original e quiser aumentar o ronco do motor, deve começar retirando os defletores. Basta seguir o passo a passo de como fazer. Confira:

O material necessário é 1 furadeira com serra de copo, e 1 broca 1,2 polegadas, óleo de corte e 2 alicates de ponta fina.

kit_furadeira_skil_serra_copo-2e4rodas fluido-de-corte-2e4rodas

Modo de executar:

Faça uma proteção no interior do silenciador do escapamento com óleo de corte, isso, vai impedir que saia fumaça e faísca na hora que remover o defletor, além de evitar que os detritos se espalhem pela garagem.

Com a furadeira com a serra copo, corte o defletor, o longo cilindro no centro do silenciador, basta que seja cortada a placa na extremidade da abertura do defletor.

E geralmente está soldado na placa na parte de trás da Harley, é possível inclusive que tenha também um parafuso segurando a parte frontal do defletor, o qual pode ser removido utilizando uma chave de fendas.

Utilize os 2 alicates de ponta fina para segurar o defletor, em seguida é só girar e puxar até soltar completamente, e tenha cuidado de não deixar raspas de metal dentro do cano, por isso, a dica é ao remover o silenciador não se esqueça de assoprar para ter certeza que nenhuma raspa ficou.

Caso queira remover o silenciador, é fácil também, é só bater nele na posição vertical para não deixar detritos.

O passo a passo deve ser feito também nos outros silenciadores, depois, de trocar todos os silenciadores é só ligar a moto para ouvir a diferença!

ronco-do-motor-de-uma-Harley-Davidson-2e4rodas

 

Como aumentar o som do escapamento de uma Caminhonete

Agora que já sabe como aumentar o som do escapamento da Harley, é hora de aprender como incrementar também o ronco da sua caminhonete que pode estar parecendo meio sem graça! Confira:

Para melhorar o som do veículo que tem na garagem e deixar com o som parecido ao de uma caminhonete de alto desempenho, é preciso ter um catalisador personalizado instalado com sistema de escapamento duplo, e isso, vamos combinar, não é nada barato!

escapamento-caminhonete2-2e4rodas escapamento-caminhonete3-2e4rodas

Felizmente para quem tiver um pouco de habilidade, vontade, e algumas ferramentas na garagem, é só colocar a mão na massa para deixar a caminhonete com som de um possante luxuoso, mas, depois todos os amigos vão pedir para fazer igual, confira:

O material necessário para esse serviço é de 1 furadeira e a ponteira de escapamento com um conector que seja do mesmo diâmetro do tubo de escapamento atual da caminhonete, e que pode ser comprado na loja de autopeças.

escapamento-duplo-personalizado-2e4rodas escapamento-duplo-2e4rodas

Uma dica, se quiser um ronco na caminhonete bem alto, é preciso comprar a ponteira do escapamento com o diâmetro maior no orifício de saída, ou, seja, quanto mais largo o cano maior será o som emitido!

Coloque a nova ponteira no cano do escapamento, e aperte bem os parafusos de fixação para que fique firme no lugar.

Em seguida, com uma broca na furadeira de 1,2 polegadas, faça de 10 a 15 furos em toda a base do escapamento, sempre observando que fiquem uniformes e espaçados, e capriche, já que serão os responsáveis em deixar o ronco da caminhonete do jeito que sempre desejou!

escapamento-caminhonete3-2e4rodas escapamento-caminhonete1-2e4rodas

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.