Todo motociclista é apaixonado pela sua moto, e sabe do cuidado que ela merece, tanto que tem bem claro a importância de se realizar a manutenção preventiva, no entanto, as vezes o filtro de ar para moto pode ser deixado de lado e isto não é nada bom.

O filtro de ar para moto é a entrada de ar que vai se misturar ao combustível para que ocorra a combustão dentro do motor da moto. Ele é tão importante encher o tanque com gasolina de qualidade comprovada. Fique atento, fuja dos postos que vendem combustível muito abaixo do preço da rede em geral, mesmo porque, não adianta trocar o filtro de ar se o combustível não é de qualidade comprovada.

Filtro de Ar na moto e sua função

Os filtros são usados para reter as impurezas de uma solução, inclusive possui outros tipos de filtros, para ar, para combustível e também para óleo.

Portanto, o filtro de ar para moto, acaba com quaisquer tipos de partículas encontradas no ar, que possa prejudicar na queima de combustível no motor, ou seja, ajuda no desempenho do motor, deixando mais eficiente e de “quebra”, além de prolongar a vida útil das peças, como os pistões, os anéis e os cilindros.

E atenção, quando o filtro de ar não é trocado no tempo indicada, a diferença é notória pois apresenta redução na eficiência que vinha tendo, isto é sinal que o filtro perdeu sua função principal de reter as partículas que chegam no motor!

E perdendo sua função, certamente o motor vai rodar com impurezas  na sua mistura, não vai realizar uma combustão eficiente, vai acarretar em prejuízo, tanto no bolso do motociclista, visto que é provável que componentes internos foram danificados, isso, pode acelerar o desgaste das peças, como na diminuição da vida útil do motor!

Uma prova de que o filtro de ar para moto precisa ser substituído urgentemente, é quando você abastece a mesma quantidade de combustível de sempre e sua motocicleta não roda a quilometragem esperada, isso provavelmente é justificado pela ineficiência, ou perda das funções do filtro de ar!

Apesar da sua função apresentar ser simples, a falta deste item pode resultar em tantos transtornos. O filtro de ar para moto é uma peça relativamente barata, fácil de limpar ou, de trocar, em vista do gasto que terá ao não trocar ou não tê-lo!

Ao perceber que o filtro de ar para moto apresenta impurezas, você deve fazer a troca por um outro filtro, novo, ou, como alternativa, você mesmo pode fazer a limpeza que pode ser realizada facilmente utilizando água e sabão. Outra opção é utilizar querosene para lavar e só, nada de usar produtos químicos mais fortes. Seja como for, essa limpeza precisa ser regular.

Qual a periodicidade de se limpar ou trocar o filtro de ar?

Vejamos. Não existe uma tabela para ser seguida. Cada motociclista anda de um jeito, cada moto responde de uma maneira, além de depender da quilometragem rodada semanalmente, das condições das estradas de rodagem, como terra, detritos secos no asfalto, entre outros que influenciam e são influenciados. O mais adequado é conhecer a moto, acompanhar seu desempenho, ficar de olho nas manutenções preventivas e desgaste das peças.

Mais especificamente a troca do filtro de ar para moto, o ideal é seguir sempre, em primeiro lugar,  as recomendações do fabricante, mesmo assim, vai depender também das condições informadas nos parágrafos anteriores.

Além do filtro de ar que deve ser trocado que é importante, outro item que deve ser substituído junto com o filtro de ar para moto é o óleo do filtro de ar. Muita atenção as especificações do fabricante para a lubrificação do filtro de ar, visto que apresenta viscosidade e componentes químicos especiais.

A lubrificação do filtro de ar é responsável por impedir que as impurezas passem pela peça, portanto, se faz necessário a substituição do óleo do filtro de ar sempre que fizer a limpeza, e a melhor maneira, é espalhando o óleo lubrificante pelo corpo do filtro de ar.

Sempre que notar que sua moto não está apresentando o desempenho habitual, ou o consumo de combustível aumentou, primeiramente verifique as condições do filtro de ar pode ser recuperado apenas com uma limpeza, ou se é necessário fazer a substituição da peça.

Para uma garantia maior e precavida, em geral, deve ser verificado, o filtro de ar a cada 10 mil km. Caso tenha alguma dúvida, procure um profissional da área, assim, o motor da moto pode ter a vida útil  mais próxima a garantida pelo fabricante!

    Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.

0 comentários