Todas as pessoas possuem um médico, engenheiro, pedreiro ou mecânico (pessoas com CNH) que consideram de confiança. Mas a algum tempo, o mercado vem dando sinais esse comportamento está mudando, criando um nicho de mercado onde motoristas não vão a oficinas de esquinas. Locais que em um primeiro momento não passam confiança por serem mais “relaxados” com relação a aparência do ambiente. E é esse um dos motivos que os novos clientes (seja por idade ou novo na localidade) estão procurando e optando por empresas, mecânicas com excelência tanto no atendimento, conforto do ambiente e aparência, além da manutenção do seu carro.

Esse novo conceito de abordagem está conquistando muitos adeptos, empresas como centros de atendimentos de seguradoras, as próprias concessionárias de todo o Brasil.

Ambientes como estes são diferentes das oficinas tradicionais, muito frequentados antigamente por motoristas mais antigos. Esta nova perspectiva por parte da empresa, a preocupação com a percepção do cliente em relação ao ambiente, sem muito contato com um ambiente mais sujo, ou com locais mais transitáveis pelos mesmos.

Enquanto o serviço de manutenção é realizado em seu veículo, a pessoa pode ficar descontraído, tomando um café em um ambiente climatizado, ler uma revista, ou bater um papo com outras pessoas. Muitos estão investindo em televisores grandes, conexão de internet WI-FI entre outros “mimos”. Esses serviços são para clientes que procuram por serviços rápidos ou que chegam para retirar seu veículo em um serviço agendado.

Por exemplo, ao ser envolvido em um acidente de carro, seu veículo é encaminhado para esses centros e o cliente dispõe de todo o conforto possível da empresa. No entanto, o que se destaca nesses lugares é a atenção com atendimentos, serviços extras, relacionamento profissional de confiança com informações relevantes, oferecida pela prestadora de serviço.

Outro exemplo que pode ser dito é que alguns serviços como troca de pneus, rodízio, serviços de balanceamento e alinhamento entre outros, ao serem realizados no local, os serviços citados ganham percentuais de descontos, dependendo do serviço e promoções. Para conquistar você ainda mais, a empresa pode até fazer troca de peças, manutenção preventiva sem cobrar nada, sem custo adicional para você cliente.

Além dos serviços prestados pela empresa, a ideia é estendida a serviços parceiros, como locação de veículos, instalação de rastreador, reparo de vidros, entre outros.

Esses locais, essas parcerias chegam a chocar quem nunca presenciou este novo método de prestação de serviço, sendo evidentemente comparadas com as oficinas mais tradicionais, convencionais de centros de reparação de carros. Até o chão das oficinas, agora já reconhecidas como centros de reparação, são limpos, bem cuidados, bancadas de trabalho organizadas.

Porém, o que mais se destaca nesses centros é a transparência  percebida pelos clientes com o serviços prestados e oferecidos. Quer dizer, o atendimento é focado no cliente, explicando diagnósticos e procedimentos que serão ou são necessários no seu veículo, passando maior confiança, e o serviço é realizado no veículo. Isso é resultado de grandes centros automotivos absorverem a humanização dos mecânicos tradicionais e padronizar com seus colaboradores.

Após uma pesquisa em centros de atendimento, onde entrevistaram clientes/motoristas, o que mais se destacou foi o profissionalismo e a transparência, deixando as pessoas mais a vontade. Algo negativo citado pelos entrevistados foi o impedimento, por parte da empresa, de acompanhar o procedimento.

Essas atitudes ou regras impostas pelas oficinas/empresas não se aplicam mais a esses grandes centros, sendo praticado justamente o contrário, dando ciência do que está sendo feito e o que deve ser realizado para obter um serviço de qualidade.

Com essa nova abordagem, o cliente fica mais satisfeito, confiante e ciente do trabalho realizado e do estado do seu veículo, sendo ele a tomar as decisões do que fazer ou não fazer no momento, protelando serviços que achar desnecessário. Cabe aos atuais centros de reparação e parceiros a informar, indicar e aconselhar a maneira mais correta, para o cliente ficar contente.

Fonte [adaptado de]: www.salaodocarro.com.br

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.