Palestra: Os 50 Anos do Aruanda

15/07/2015 Por Duas e Quatro Rodas Off

DATA: 25/07/2015 das 9:00 as 11:00

Pré Requisito: Paixão por veículos antigos

Palestrante
Ari Antônio Rocha

Inscrição Gratuita: Somente Através do Site

Ingresso
Livro, Manual (serviço/peças/proprietário) Físico/Digital de Antigomobilismo ou peças e componentes de veículos antigos (mesmo não-funcionais)*
*Os documentos arrecadados serão incluídos no Acervo da Escola de Restauração de Veículos Antigos para serem utilizados como ferramenta didática durante as Aulas. Os Documentos serão incluídos no Acervo do Centro de Memória do Clube do Carro Antigo do Brasil e serão disponibilizados para Alunos , Associados, Restauradores e Antigomobilistas Interessados em Pesquisas para fins de Restauração.

Observações
O número de vagas é limitado ao número de inscrições antecipadas realizadas SOMENTE pelo site.

Objetivo
Prover aos participantes Cultura sobre o Automóvel e Informações sobre a História da Evolução da Indústria Automobilística Brasileira.

Perfil do Participante
Estudantes, profissionais, colecionadores, aficionados e interessados em se aprofundarem em assuntos relacionados a História do Automóvel Brasileiro.

palestra-50-anos-aruanda

Programação/Assuntos Envolvidos
O Aruanda de Ari Rocha: O Primeiro Carro-Conceito Brasileiro.
Um projeto muito à frente de seu tempo, já que idealizado em um período dominado por veículos grandes e pesados.
Em 1963, o jovem Ari Antônio da Rocha, estudante de Arquitetura na FAU-USP, prevendo os problemas de tráfego intenso, poluição e os altos preços dos combustíveis fósseis, idealizaria um veículo urbano, pequeno, muito econômico e com baixa emissão de poluentes.
O projeto foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 e recebeu o Prêmio Lúcio Meira. A premiação abriria portas para o futuro jovem projetista.
Convidado por Mario Fissore para criar o protótipo do Aruanda, Ari transferiu-se para a Itália, com o objetivo de acompanhar a construção do veículo no estúdio da “Carrozzeria Fissore”.
Exibido no 47º Salão de Turim de 1965, o Protótipo sem motorização recebeu o prêmio especial como o Projeto Mais inovador do Salão. Pela primeira vez no mundo, via-se um automóvel monovolume em forma de cunha (solução aerodinâmica consagrada na atualidade), que visava minimizar a resistência do ar e, consequentemente, o consumo de combustível. O Projeto contrariava todos os padrões da época e revolucionaria o design automobilístico.
No ano seguinte, o então presidente do senado australiano, propôs construí-lo na Austrália, utilizando um motor elétrico fabricado no País. Restrições a Importação, impostas pelo Governo Brasileiro da Época , impediu a produção do Aruanda.
Na primeira tese de Doutorado em Design do Brasil (1973) Ari propunha a limitação do acesso dos veículos particulares aos centros urbanos e bolsões de estacionamento. Nestes Bolsões seriam disponibilizados veículos como o Aruanda, pequenos, econômicos e com baixa emissão de poluentes, como alternativa de transporte para deslocamento nas áreas restritas.
Em 1978, sem apoio, Ari Rocha abandona o Projeto de construção do Aruanda e se transfere para Natal/RN. O Carro permanece em São Paulo para manutenção aos cuidados da Puma e após uma grande enchente é dado como desaparecido.
Depois de 30 anos o exemplar único, de incalculável valor histórico. é encontrado e devolvido ao seu criador. Em mau estado de conservação foi restaurado pela Oppi Old Cars e desde então é apresentado nos principais eventos automobilísticos do Brasil.

No dia 25/07/2015, o Aruanda estará em Exposição na Escola de Restauração de Veículos Antigos durante a Palestra “50 Anos do Aruanda” ministrada por Ari Antônio da Rocha.

Inscrições: www.accasc.com.br/form_geral.asp?idcurso=57

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.