TRAÇÃO NA DIANTEIRA E TRAÇÃO NA TRASEIRA QUAIS AS DIFERENÇAS

Hoje em dia ter um carro com tração dianteira ou traseira, depende unicamente para qual finalidade o carro está sendo adquirido, visto haver vantagens e desvantagens, assim como opiniões contra ou a favor, o importante que cada um tenha um carro que atenda suas necessidades da melhor forma possível.

TRAÇÃO TRAZEIRA

1º Veículo Nacional com Tração Dianteira

O 1º automóvel nacional fabricado com tração na frente, foi a perua DKW- Vemag Universal, no ano de 1956, na época só eram fabricados carros nacionais com tração nas rodas traseiras, para todos os tamanhos  de carros.

 

Os veículos eram fabricados com motores longitudinal na parte da frente do carro, e a tração era atrás, somente o DKW e posteriormente o Ford Corcel, é que deram início a fabricação com tração dianteira.

 

Até início dos anos 90, existia diferença de opiniões entre as pessoas, ano em que o último carro fabricado com tração traseira, deixou de ser fabricado, o Chevrolet Ômega, e de alguns anos para cá, somente picapes e utilitários esportivos é que são fabricados com tração dianteira.

 

A partir dos anos 60 a indústria norte americana resolveu investir em massa na tração dianteira, principalmente em carros grandes fabricados com motores V8, como foi o Oldsmobile Toronado, 7,0 litros e também o Cadillac Eldorado de 8,2 litros, a ideia era de melhorar a dirigibilidade, principalmente em casos de intempéries, onde o veículo perdia a aderência ao solo.

 

Houve no entanto, modelos de carros com tração dianteira que foram bem-aceitos, como o Citroen Traction Avant, e também o Mini inglês de 1959, fabricado com tração dianteira, motor transversal, com as rodas pequenas, devido ao espaço interno que embora fosse mini, era bem maior em relação a outros na mesma época, foi considerado o precursor quanto ao design do modelo, o que tempos depois, foi largamente copiado por diversas outras montadoras.

 

Veículos como BMW, Ferrari, Maserati, e Porsche sempre foram fabricados com a tração traseira, já a Aston, Martin, Jaguar, e Mercedes-Bens  foram fabricados com tração dianteiras somente na fabricação de carros de menor potência/porte.

 

Outros veículos potentes e esportivos como Chevrolet, Cadillac, Chrysler/Dodge, Ford, Infiniti, e Lexus foram fabricados com tração traseira, e na Austrália também a Ford e a Holden(General Motors).

 

COMO FUNCIONA A TRAÇÃO

O motor do veículo gera a tração que é passada para as rodas, através de transmissão, se for tração dianteira, a força do veículo é depositada nas rodas da frente, nesse caso as rodas traseiras apenas completam o movimento na sequência, e nos casos de veículos com tração traseira, a força são nas rodas de trás.

 

TRAÇÃO DIANTEIRA E SUAS VANTAGENS

Em grande parte dos veículos de passeios, a tração utilizada é a dianteira, a qual segundo especialistas, promove a melhor dirigibilidade ao motorista, pois, a perda de potência do motor é menor, além, de ser possível ter maior espaço interno dentro do veículo, uma vez que não há necessidades de acomodar o cardã no eixo traseiro já que a força do motor está na parte da frente.

 

TRAÇÃO TRASEIRA E SUAS VANTAGENS

TRAÇÃO TRAZEIRA

Para os veículos que tem tração traseira, a aderência maior ao solo, pode ser notada em ladeiras, ou, com o veículo carregado, ou, ainda em carros potentes, e esportivos.

 

TRAÇÃO TRASEIRA E SUAS DESVANTAGENS

Especialistas no assunto, garantem, que podem haver problemas para alguns motoristas, pois, as vezes, dependendo da velocidade, ou da arrancada, pode ocorrer do carro sair de traseira, o que dependeria da habilidade do motorista, em colocá-lo novamente no rumo certo, como acontece na fórmula 1, a prática do piloto, exige que o volante seja virado do lado contrário a curva desejada.

 

Alguns outros pontos negativos sobre a tração traseira, é pelo fato de haver maior gasto de combustível, visto que há uma perda de potência do motor, pois, o cardã tem que levar a força do motor que está na frente do veículo, para as rodas traseiras, com isso, além do espaço interno ser reduzido, torna o carro muito mais pesado.

 

http://www.pakwheels.com