Duas Profissões sobre Duas Rodas

21/05/2015 Por Duas e Quatro Rodas 0

Moto Táxi é o nome que a motocicleta recebe devido ao transporte individual de passageiro, já o condutor da motocicleta, recebe o nome de mototaxista, e mediante a escolha do local até onde o freguês quer ser transportado, é cobrado um valor, é como o táxi que leva 1 ou mais pessoas, para o destino que for escolhido, a diferença, é que a moto táxi, leva só o piloto, e o carona.

moto taxi

Onde surgiu a Moto Táxi

O serviço de Moto Táxi, não é uma novidade, existem informações que na Alemanha no ano de 1987, esse serviço já era largamente utilizado, e conforme as mesmas fontes, na Bolívia começou a funcionar no ano de 1992.

 

A 1ª Moto Táxi no Brasil

Aqui no Brasil, não há informações concretas, de como esse serviço surgiu, mas, dizem que o 1º caso de Moto Táxi, aconteceu na cidade de Bauru, em São Paulo, onde um rapaz, que estava há muito tempo desempregado, ficou com sua moto parada em frente a rodoviária, local muito movimentado, e teria colocado uma plaquinha com os seguintes dizeres:

  • Ajude um Motoqueiro desempregado, corridas a 1,00 real (escrito dessa forma) isso foi em 1996, por ter sido um serviço rentável, conseguiu se sustentar, até a conseguir um emprego.

 

  • Graças a sua atitude, o serviço foi propagado em várias cidades brasileiras, principalmente no interior, e normalmente o valor cobrado é fixo, ou, para locais mais longes, é de acordo com a distância que será percorrida.

O serviço de Moto Táxi

A grande maioria de serviços de Moto Táxi é clandestina, visto que não houve nenhuma lei no Senado para regulamentar o serviço em todo o Brasil, somente em algumas cidades, é que a lei foi aprovada, em suas respectivas câmaras de vereadores, ou, estaria ainda,  em andamento para aprovação.

 

Curso para Mototaxistas

O assunto Moto Táxi é bem polêmico, enquanto a maioria das cidades não tem leis específicas aprovadas para os mototaxistas, outras cidades, oferecem até Curso de Transporte de Passageiros em Motocicletas, e esse curso é destinado aos motociclistas que pretendem praticar essa atividade, sendo que os únicos requisitos são, idade acima de 21 anos, e já ter habilitação na categoria A no mínimo há 2 anos, não pode ter se envolvido em crime de trânsito, bem como, estar com a habilitação em dia, e sem multas.

 

Quais Órgãos tem o curso para Mototaxistas

O Curso de Transporte de Passageiros em Motocicletas conhecido como Mototaxista, pode ser administrado pelos órgãos SEST/SENAT (Recife, Petrolina, Cabo e Caruaru)

e SENAI de Caruaru

motoboy

Motoboys

Já para os quase 30 mil motoboys, desde o dia 4 de Agosto, foram implementadas normas para a regulamentação oficial da categoria, previstas na Lei 12.009/2099,  conforme Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN – 350 e 356) e correlatas (Res. CETRAN 12/2011 e Portaria Detran 3086/2011), onde foram implantadas as normas para maior segurança desses motoqueiros que são:

  • Obter certificado através da participação em Curso Especializado
  • Uso de equipamentos obrigatórios individuais de proteção, como capacetes, e coletes com faixas refletoras para facilitar a visualização
  • Trafegar de luz baixa acesa mesmo durante o dia
  • A placa da moto deve ser de cor vermelha, e ter o baú
  • Toda moto deve ter o Corta pipa e também o Mata Cachorro

 

Vale a pena ressaltar que a falta de um dos itens acima, pode acarretar multa de R$ 191,54, e dependendo do caso, apreensão da moto.

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.